Cópia!?

postado por Gih Gavazzi
por Gih Gavazzi

Hoje vim aqui para falar em um assunto um tanto quanto complicado.

Com essa onda de inspired's, linhas como a “I’m Not Original” da 284, etc. Achei que já estava mais que na hora de falarmos sobre isso.
Até que ponto uma referência ou uma inspiração vira uma cópia propriamente dita?
Em um mundo tão cheio de informação, onde “Nada se cria, tudo se copia”, como já dizia nosso amigo Lavoisier, como podemos julgar?


Como pessoas formadoras de opinião que somos, cada um tem seu critério de discernimento, e vou expor o MEU aqui.
Acredito que inspirações devem aparecer em detalhes, como um tecido matelassê inspirado na Chanel, uma estampa de lenço inspirado nos famosos lenços Hermés ou tachinhas em uma jaqueta inspirado na Balmain.
Já uma marca fazer o formato, o fecho e até o chaveirinho igual da outra, considero uma cópia. Sem trabalho nenhum de releitura e criação.

Como a própria Hermes declarou em relação a Birk e a inspired da 284 “...reflete um design criativo de sucesso e anos de investimento na divulgação da bolsa e em seu posicionamento estratégico de mercado. A autora reconvinda, sem nenhum esforço de originalidade, aufere rendimentos à custa do desempenho alheio, ao produzir bolsa idêntica à prestigiada Birkin”


Sei que existe mercado para tudo e que fique claro que não estou aqui para julgar ninguém, apenas falar sobre um assunto polemico que um blog de moda não poderia passar em branco.

Pra mim ter estilo é ser original, saber inovar de acordo com seu limite!!


“O exemplo é um estímulo para a ação e para uma nova configuração(...) Imitar não o pensamento contido no sistema, mas a atividade criadora que produziu o pensamento”.
Friedrich Wilhelm Nietzche (1844-1876)






23 COMENTÁRIOS:

Comentários
23 Comentários
  1. Sou super a favor das inspirações, como você disse.. em detalhes, mas uma cópia, "cagada e cuspida", aí acho falta de profissionalismo!

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  2. Acho super dificil falar sobre isso...
    Pois mesmo o modelo de qualquer que for o produto seja igual identico ao original, nós em geral sempre vamos lá e queremos as iguais e não as que tem detalhes iguais...
    Beijão :*

    http://lamodde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho difícil falar sobre isso.
    As inspireds são sempre boas porque nem sempre o preço da original é acessível, mas daí a fazer cópias, já complica bastante, né?!
    :*

    ResponderExcluir
  4. Hj em dia a gnt não sabe mais quem copia quem e o que é uma cópia...BjoS!!

    ResponderExcluir
  5. eu acho que fazer a bolsa inspirada é uma coisa... agora fazer a bolsa idêntica e ainda vender como sendo das marca, é complicado!

    essa semana queriam me vender uma LV por 298,00. Disse na hora que n era original, ai a dona da loja: ah, ms ngm percebe! deu vontade de dizer: eu percebo!

    Ora pois!

    bjss

    ResponderExcluir
  6. Realmente é um assunto bem polêmico... Sou formada em moda e adoro uma releitura .... Mais não concordo com copia (apesar de não ser ninguém para julgar ninguém).... Acho que você tem que colocar um pouco de personalidade quando cria algo!!!

    Adorei o blog e estou seguindo!!!!

    Bjs
    http://vintagefashionbrecho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nietzche? Amei! Cultura total!
    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  8. Acho que isso tem ponto positivo e negativo. Positivo porque podemos ter algo da moda sem pagar uma nota. Mas negativo porque qual é a graça da cópia se podemos ser originais e criativos? Beijos!
    http://pinkandsugar.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Bella arrasou no post com certeza, quem para pra pensar sobre isso se já são marcas gigantes?
    Acho que nem o fecho vão parar pra ver!

    Bjs
    Bom fim de semana, pra vc e a Gih
    Lucy

    ResponderExcluir
  10. Realmente esse assunto é mto polemico mas nao vejo o lado negativo nas copias, querendo ou nao as vezes a moda é meio perversa e nem sempre quem nao tem dinheiro pode acompanha-la, acho q essas peças ''inspired'' estao ai como uma forma de democratizao, afinal d contas nao é td mundo q pode pagar 15 mil reais em Birkin original!!!(Alias acho q mesmo c tiver esse dinheiro nao c deve ainda mais no Brasil um pais com tanta desigualdade social e q mtos ganham esse valor com um trabalho d tda a vida) . (nao queria ser moralista mas acabei sendo rsrsrs ) Adoro o blog, principalmente quando tem espaço para discuçoes e sao aceitas as diversas opinioes.Parabens !!!

    ResponderExcluir
  11. Concordo super!
    Convenhamos que tem marcas, como a 284 mesmo, que extrapolam na cópia, acho isso UÓ!
    Aff... Mas, como vc disse, tem mercado pra tudo, assim como gosto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Adoreiii o post, falou tudo!
    O blog é mara, to seguindo.

    bjo Má,
    Acesse tb www.2betrend.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não sou contra imitaçõs, contanto que não seja uma coisa ridiculamente escrachada, como a desse sapato Valentino, por sinal é medonho, mas como é Valentino todo mundo acha lindo.
    Mas pior que imitação são as cópias piratas propriamente ditas, as que copiam até o logo e o nome da griffe... acho patético quem compra. Não tem como adotar mais a conduta de comer feijão e arrotar caviar.

    ResponderExcluir
  14. Eu odeio falsificações, mas eu acho que essas homenagens nao tem nada a ver com cópia, afinal as bolsas ficaram em uma versão moletom, não tem a marca deles nos fechos, e se voce olhar as duas não são identicas, são parecidas o designer. Mesmo porque as bolsas sendo de moletom e as originais em couro já nem tem como dizer que é copia!!!!!
    Beijo amore!!!!
    Helena

    ResponderExcluir
  15. concordo, por que as da 25 são cópias e a das bordon não? por que as dela custam 400 né
    amei o post
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Super concordo, não acho nem um pouco justo com a marca que criou o produto original, e as copiadoras só ganham dinheiro e fama às custas das marcas originais!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. E Plágio é crime.. mas oq eu mais tem por ai são peças piratiadas..e também há um mercado consumidor para eles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ando reparando muito nisso, vi a bolsa da Arezza Alexa-bag-wannabe, acho meio polêmico, pq é uma cópia, mas outro lado é mais acessível... Se eu que tivesse criado os modelos com certeza ficaria com raiva heheheh A 284 já foi até processada por isso, você viu?
    beijo

    ResponderExcluir
  19. Eh complicado falar sobre este assunto... mas acho que voce conseguiu se expressar muito bem. Concordo com voce e, sinceramente, essas "inspired da vida" estao bem mais para copia.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Bella, adorei sua postura, para o mim tem é muita gente que fica em cima do muro, porque de alguma maneira estão atreladas à marca, falo isso de algumas blogueiras que tem maior visibilidade, para mim é cópia discarada, não uso, não gasto meu rico dinheirinho sou mais comprar lojinha da esquina, é muito fácil pegar um produto com anos de estrada e de sucesso certeiro e sair disseminando por aí, e muito caro por sinal, prontofalei!!Bjs, Va.

    ResponderExcluir
  21. Oi meninas, tudo bem?? Lembram que eu ia indicar o blog? tá aqui:

    http://www.karollourenco.com.br/2011/03/um-blog-que-eu-adoro.html


    bjoooos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...