Quando é inspiração e quando é copia?

postado por Gih Gavazzi
por Gih Gavazzi


Tudo hoje é chamado de inspired, mas basta basta digitar um “inspired” na internet que já aparece várias marcas com copias homenagens as grandes marcas!
Algumas já tiveram problemas judiciais, outras tentam mudar um pouquinho pra virar uma inspiração mesmo, ao invés da copia lavada e descarada.
E ai o consumidor fica no meio disso tudo sem saber se compra a “primeira e única” que custa lá seus bons dólares a mais, ou aquela versão mais amiga que não precisou de esforço pra criar e cabe no seu bolso.
Dependendo do caso eu fico sem nenhuma.

Nesse caso não achei que foi inspirado né?! Modelo igual e piorou o design do produto, porque o da Charlotte tem toda uma bossa com os babados mais soltos, e o brilho do sapato (convenhamos que é um modelo de festa!) com detalhe da separação da meia pata, enfim.. NOT pra copia.

 

Já nessa foto especificamente eu gostei mais do inspired, sim porque esse não é uma copia do Louboutin, foi inspirado nele e achei que teve melhorias. Ficou muito mais bonito que o original, desde as cores, ao bordado mais discreto. Disse nessa foto, porque no blog da Thássia podemos ver outros modelos que já se parecem mais com copias do que inspiração.
Vocês são a favor da copia ou da inspiração? Ou acham que cada marca tem que criar seu modelo exclusivo?
Kisses



37 COMENTÁRIOS:

Comentários
37 Comentários
  1. Nos dois casos eu preferi a inspiração, achei esses babadinhos do primeiro original bem creyço. Babadinho em cetim colorido ainda por cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho bem “creyço” copiar o trabalho dos outros e ganhar dinheiro por isso! Mas se você prefere deixar um comentário como anônimo apoiando isso ok. Seja bem vinda pra comentar com seu nome de verdade na próxima vez ;D

      Excluir
  2. Eu tenho que ser sincera Gih,eu era completamente ignorante neste assunto,estou aprendendo sobre grandes marcas só agora,mas acho que se eu tivesse dinheiro eu compraria a primeira versão e não o inspired!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gih

    Também acho complicado, já vi "os inspired " mais caros que originais.
    Não é comum, mas acontece. Adorei o post.
    O grupo AMIGA DA MODA no FB, está bombando. Venha publicar seu post ou interagir conosco. Só falta vc.

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  4. Pra ser sincera, nem um nem outro - ambos são caros do mesmo jeito :S

    Bjinhos ;*

    Pâm
    http://chiqueatodaprova.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. É bem complicado mesmo esse lance de Inspired e a copia vulgar.

    Participa do sorteio que tem lá no blog, Gi :)
    www.suzannarani.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou a favor das cópias, mas acho que inspirações são válidas... E nesses dois casos eu ficaria com os originais - Que são muito mais bonitos!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  7. Gih falou e disse flor odeio essas cópias.. inspired significa que algo foi criado com inspiração em outra e não copiado de outra coisa.. adorei seu post .. titia shame podia colocar esse post nos favoritos de artigos bons para ler bjs

    ResponderExcluir
  8. Na segunda foto, o inspired ficou bem mais top msm!!!
    Sou a favor das inspirações, nao da copia! Arrasou no post!
    Beijos

    www.danifreitas.com

    ResponderExcluir
  9. Inspired e cópia são bem diferentes, né Gih? Eu acho absurdo quem "lança" produto inspired e é igualzinho ao original. se for pra ser cópia, lança sem alarde e deixa queito, como diversas marcas fazem por aí. assim não chama atenção negativamente.

    bjss

    ResponderExcluir
  10. Cópia eu não gosto. Inspiração é outra coisa, aceito e aceito muito bem viu rsrsr.

    www.ffash.com.br

    ResponderExcluir
  11. Luiza Barcelos é rainha dos inspireds, né? hahahaha
    Tem outro modelo também que ela copiou que é do Azzedine Alaia, sabe? Um com tiras...
    Acho bem complicada essa coisa de inspired, porque é difícil dizer até que ponto é mesmo inspiração ou se é cópia mesmo... Bem polêmico, né?

    Bisous!

    Chez Carolinette | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é um que a Alaia copiou do Christian Louboutin, colocando umas tachinhas pra fingir que mudou alguma coisa e a Luiza Barcelos copiou o Louboutin mesmo, sem as tachinhas! eu vi.. mas como era coleção passada nem coloquei aqui rs.

      Excluir
  12. No segundo eu também preferi o inspired hahahahaha Beijinhos

    @msanchesb
    http://www.marcelasanches.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    para mim depende!
    Pois cada modelo acaba por ser ligeiramente diferente!
    Agora...compreendo que é aborrecido para o «criador» ver logo muitas réplicas do seu produto! Mas o mercado...tem disto.
    Bjs
    Fica bem

    ResponderExcluir
  14. gostei do penultimo ^^ lindo esse meio nude :]

    ResponderExcluir
  15. Hoje em dia isso está tão relativo. Acho que super vale apena investir nos inspireds, já que não se pode comprar a "original".
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  16. Não tenho nada contra aos inspired... assim, quando é um sapato parecido mesmo e não idêntico. Tipo, não compraria um com o solado vermelho, só pra fazer de conta que é um louboutin, sabe? Nem uma chanel fake pra dizer que tenho um chanel. Prefiro comprar de um outra marca com sua própria identidade e um dia, quando puder, ter um for real!

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. quem pode pagar o original pode ne? quem nao pode vai de inspired mesmo,r,.s bjks

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. tanto faz, acho que só mudou o nome... o que era cópia antes ganhou o título de inspired agora. assim as lojinhas mais renomadas podem fazer isso desfreadamente.

    ResponderExcluir
  20. Gih acho q a moda ta ficando muito igual, todo mundo usa as mesmas coisas, em todos os blogs as mesmas bolsas e o que não é original é cópia!! Mas amei esse pump da Luiza Barcelos heheh Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei do pump da Luiza, achei até mais fino que o Louboutin! as vezes ele dá uma exagerada e chega a ser demais né? rs

      Excluir
  21. Oi Gih,
    Minha filha é toda besta e disse que não usa inspired, daí eu falei para ela que ela vai andar descalça! Todos os sapatos são cópias! Sejam os da LUiza, sejam da Arezzo, Schutz, Santa Lolla. Ninguém está com modelo original! Será que não existem mais designers de sapatos neste país!
    Eu uso os inspireds, mas gostaria de ver algo de original por aqui.
    Ótimo post!
    Beijos 1000 e uma ótima noite para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Betty, o caso é que a maioria das marcas andam contratando pessoas não qualificadas para fazer o trabalho de um Design.. só porque a pessoa sabe desenhar, mas saber desenhar não quer dizer que ela tem criatividade né? Acaba nisso.. um monte de modelos copiados!! lógico que muita coisa é inspirado, e acho a inspiração algo valido.. desde que mude, melhore, faça a pessoa pensar em como criar algo novo a partir daquilo.
      Mas se todo mundo só copiar, nunca vamos ter nada novo e sempre vamos voltar pra moda dos anos 20, 60..70.. sei lá qual porque ninguém cria.
      Já passou da hora do Design ter um conselho que proíba pessoas não qualificadas de exercer funções nas áreas especificas de cada filamento.

      Excluir
  22. Oii Gih, prefiro os inspirados, mas já usei cópia sim, até mesmo pelo preço e chega a ser bem bonito como o original, mas concordo que os inspirados não ficam com cara de cópia, ficando bem legais também, beijinhos :)

    ResponderExcluir
  23. Eu sou a favor das inspirações, já as copias sou contra...facil demais pega algo pronto e querer imitar, acho que vale mais a pena criar.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Como nesse mundo nada se cria, tudo se copia, HUAHUAHA, eu não sou completamente contra os modelos inspired, desde que não sejam cópias idênticas que beiram a falsificação cara...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Gih, eu gostei mais dos dois inspireds, o de cima e o de baixo, mas acho que a Luiza Barcelos está copiando demais, apesar das cópias delas serem melhores que os originais, não? Mas eu curto alguns modelos inspired. Bjocas.

    ResponderExcluir
  26. Gih,

    Idependente de ser inspiração ou não... São divinos!

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  27. O primeiro tá escancarado que é cópia mesmo! :/
    Beijos!

    Natália - Shoes and Tears

    ResponderExcluir
  28. Questão complicada, né? Concordo com você que, às vezes, é melhor não levar nenhum...beijos.

    ResponderExcluir
  29. Eu não sou a favor de copias,
    mais esses ai estão lindos,

    beijinhos.

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  30. se falou, falou e não disse nada.
    A diferença da copia e da inspiração...
    O primeiro sapato você colocou em cima inspired, e embaixo escreveu que era copia...
    Querida inspired é quando o original é usado de inspiração para criar um novo sapato, inspirado naquele com detalhes daquele, mas não totalmente igual que é o primeiro caso.
    Agora cópia é Ctrl C + Ctrl V. É o idêntico ao sapato, sem nada de diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Eu não posso afirmar que a marca copiou nada entende? processo e pá.. Se você ler direitinho, no primeiro eu deixo a MINHA OPINIÃO do que foi copiado com pequenas mudanças (material, curvatura) que não chegam a ser um inspired como a marca chamou. Já que para as marcas brasileiras ou mundo a fora, todo e qualquer acessórios copiado é chamado de “inspired”.
      Já no segundo a marca chama de inspired e eu concordei.. leia novamente! e se atende aos direitos da marca e que eu comento e posto no meu blog como pessoa sem tarjas e nomes fakes. E tenho que assumir toda e qualquer responsabilidade por isso.

      Excluir
  31. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    morrendo de rir com alguns comentários!!!

    inspired ou cópia... são todos lindos!
    :D

    Beijos, Lu.

    E-COMMERCE ZARA
    http://luearu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Gih, é muito complicado, porque tem muita cópia descarada sendo vendida como inspired e tudo certo, veja as sandálias YSL por exemplo, as "inspired" são cópias perfeitas, na verdade as marcas se escondem atrás do "inspired", mas na verdade tem uns produtos que são como se fossem peças falsificadas, pois se a marca não está aparente, é difícil até saber qual é qual, pior ainda são os preços competindo com os verdadeiros autores das "obras", não rola né?Bjs, Va.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...