Das coisas que irritam o consumidor

postado por Gih Gavazzi
por Gih Gavazzi

Esses dias estava conversando com uma amiga sobre mudar minhas escolhas sobre as marcas que uso, e ela inconformada só repetia "mas essa marca é a sua cara, como você consegue parar de usar?".
E achei legal fazer um post sobre tudo o que faz um consumidor desistir de uma marca.


1. Falta de comunicação com o cliente.
Sei lá se sou apegada demais, mas gosto de receber as novidades da marca por e-mail, aquele cartão de feliz aniversário, aviso de promoção, de receber o whats ou telefonema avisando quando chegou aquele modelo que você deixou avisado em várias lojas que quer, um feliz natal e ano novo, até um mimo de vez em quando né! Nada mais chato do que ter um relacionamento de mão única onde só você vai atrás da marca.


2. Nunca conseguir seu desejo.
Normal ter seus desejos na troca de coleção né? Mas nada me irrita tanto do que marca que mostra a coleção inteira logo no lançamento e você passa 5 meses esperando "aquela" peça que você gostou chegar as lojas.. e quando chega a vendedora não avisa e vende todas as poucas unidades no mesmo dia. Poxaaaa, solte as previas das roupas aos poucos (assim o cliente não passa meses com aquela peça na cabeça), fora que se eu "encanar" com uma peça nenhuma outra que chegar antes dela vai ser tão bonita.. então vou ficar os 5 meses sem comprar só esperando chegar aquela bendita.
 Veja a demanda do seu consumidor, se tem muita gente procurando pense em fazer reposição e avisar quem deixou telefone pedindo pra quando chegar ligarem.


3. Pós venda péssimo.
Sabe aquela peça que dá defeito? Pode acontecer é claro, mas ai você leva na loja e descobre que só pode arrumar "na loja onde foi comprada" mesmo que todas as peças sejam mandadas para o mesmo local (a fabrica) para avaliação. Ai você comprou em uma viagem e fica sem conserto porque não tem como viajar novamente só pra levar na loja né! Ou aquelas lojas que oferecem serviço de ajuste e quando a peça chega está totalmente torta/mal feita e a loja não tem mais o mesmo produto pra você pegar na troca e quer te dar outro produto.. se eu comprei aquela peça.. eu quero a mesma peça.


4. Qualidade.
Costura torta, peças transparente sem forro, tecido sintético.. Se eu vou pagar caro eu quero qualidade, caso contrario vou em uma fast fashion. Não sei se é só comigo porque eu fiz moda.. mas quando eu pego uma roupa eu vejo ela até do avesso pra ver a qualidade da costura, e esse monte de poliéster nos vestidos e blusas tem que parar de aparecer em roupas caras.


5. Mkt mal pensado.
Sabe aquele marketing mal planejado? Exemplo: marcas que pagam pra blogueiras AAA usar seu produto B, poxa tem blogueira bacana que eu sigo que usam essas marcas B e a marca vai lá e lança esse mkt com alguém que nunca nem vestiu um produto deles? Colocar vegetariano fazer propaganda de carne... fazer uma coleção sobre a cultura negra e não ter modelos negras no editorial. Enfim, aquelas coisas bem chamando o consumidor de trouxa.


6. Promoção pegadinha.
Nada me dá mais raiva do que liquidação com termos, tipo 2 peças 10%, 3 peças 20% e por ai vai... ou compre 1 peça e a segunda sai pela metade do preço, ou leve 3 peças e ganhe um bônus pra sua próxima compra. Enfim, tem muitas promoções ridículas que eu poderia citar. Sou a favor de que se é pra ter promoção que dê logo um desconto (afinal você vai trocar a coleção e não quer ficar empacado com produto velho no estoque.. isso não é favor ao consumidor) ou não dê desconto e pronto, mantenha seu preço até o fim da coleção e retire o produto da loja quando entrar coleção nova. Entendam: se você não dá o desconto a loja vizinha tá dando e é pra lá que eu vou. Se for pra pagar quase o preço cheio eu espero a coleção nova pra poder comprar.


Eu vou parar por aqui porque sempre tem alguma coisa a mais, mas esses são os pontos que mais me irritam.
Acho analisar as marcas que consumimos é uma parte importante, porque o que aquela marca faz/diz reflete um pouco em você. Assim como um vegan não vai usar maquiagens que testam em animais, você não deveria usar uma marca que vende pele de animal se ama bichinhos. Isso se chama consumo consciente.
Comprar de olhos fechados pelo que a empresa faz por baixo dos panos não vai gerar bons frutos para o futuro, procure marcas que sigam uma filosofia que você aprove.
Talvez esse post gere polêmicas, ninguém tem que concordar com tudo que eu disse. Essa é a minha opinião sobre o que eu busco em uma marca.
E eu vou adorar ouvir a opinião de vocês!
Kisses


21 COMENTÁRIOS:

Comentários
21 Comentários
  1. Nossa, concordo com cada ponto apresentado por você.. realmente são coisas que vão se acumulando e aos poucos fazendo com que a gente desista de vez da marca!
    Um beijo

    Dicas para todas

    ResponderExcluir
  2. É bem verdade! Concordo completamente! Então má qualidade e mau atendimento é logo para desistir!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Super concordo,
    o que mais me irrita
    é o mal atendimento aff
    ficooo estressada.
    Bjinhos
    Blog Delírios da Dayse

    Fan Page

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca fui mal atendida em loja, só por isso não coloquei ai nos tópicos rs.
      Mas minha mãe e minha irmã já tiveram experiências que contando ninguém acredita, e como já trabalhei como vendedora temporária em fim de ano conheço bem o pensamento dessas vendedoras que atendem mal.
      Uma pena, o cliente as vezes não consome no dia mas se você atende bem ele volta pra comprar e te procura uma outra vez.

      Excluir
  4. Antes fosse blogueira que usa AAA fazendo propaganda pra marca B... e quando é blogueira que usa AAA fazendo mkt pra loja D? Tipo roupa de supermercado? Cara de pau não tem limites. Fica ultra falso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, usei "b" só pra continuar o alfabeto em ordem rs, Mas fica forçado, o cliente se sente enganado na cara dura.
      Kisses

      Excluir
  5. Você ta super certa Gih! Já tive experiências ótimas e péssimas com algumas marcas.
    Semana passada comprei um vestido em uma loja e no mesmo dia recebi uma mensagem da loja agradecendo a compra. Achei maravilhoso esse contato. Besta, mas que super funciona.
    Já por outro lado, fui em uma loja atrás de um scarpin que haviam divulgado ter chegado no mesmo dia. Corri pois meu pé é 34 e ao chegar na loja a vendedora me informou que não tinha mais pois outra vendedora havia guardado o sapato pra ela.
    Fora o mal atendimento que tem demais por aí. Quando isso acontece nem volto mais na loja.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala também acho que essa atenção é importante, não importa se é "besta" pra mim.. ver a que a marca perde um segundo do tempo dela pra agradar o cliente de verdade faz toda a diferença.
      Nossa ..já chega poucos modelos e você ainda com pé pequenino fica sem porque a vendedora pegou. Tem loja que o pessoal não deixa as vendedoras pegarem peças recém chegadas.

      Excluir
  6. arrasou no post Gih. Vc citou tudo o que irrita mesmo. Incrível como esses problemas são frequentes e as empresas não fazem nada pra mudar né? Tomar uma atitude nova, seguir a linha de grandes marcas lá fora sabe? Acho que estamos precisando reciclar as regras e transformar o comércio em um lugar mais cativante.
    bjokas http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa estava conversando com outra amiga sobre isso.. será que é possível as marcas não verem os pontos fracos delas?
      Porque é cada coisa tão besta que é fácil de ser mudado mas está lá sendo arrastado a anos.
      Kisses

      Excluir
  7. Adorei o post. Realmente os itens que você comentou são bem irritantes.. isso pq o consumidor é quem deveria ser o principal beneficiado ne?

    bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo post! Disse tudo que acho mas nunca parei efetivamente para pensar rs

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
  9. De todos os que você citou acho que a qualidade é o que mais importa (;
    E isso de promoção pegadinha também não dá.
    | A.B Esmalte & Arte |

    ResponderExcluir
  10. Arrasou com esse post, muito bom!
    Bju Bjus

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo! Tenho um problema sério com a Farm. Acho as estampas lindas, tudo bonitinho e tal, mas já fui VÁRIAS vezes nas lojas e sou super mal atendida. Acho que além de tudo que você já citou, a marca tem que escolher pessoas capacitadas para atender os clientes. É muito chato você entrar em uma loja e desistir porque ninguém te atendeu ou te tratou mal. Adorei o post!

    Beijoss
    http://fernandamrgd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo desagradável né, você entra pra comprar e alguém te "mede" de cima a baixo.
      Se me atenderem mal eu saio da loja e não volto mais também.
      Kisses

      Excluir
  12. Nossa, concordo com tudo que vc mencionou!
    É muito chato todos estes pontos!
    Mas sério fico PUUUTA da cara com promoção pegadinha, sério!!! GRRRRR
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  13. mau humor de vendedor é o que mais me irrita... vou embora na hora!
    tem uma coisa aqui que não gosto, e você gosta.. ficar mandando mensagem... ando recebendo muito whatsapp de lojas (que nem compro direito), perguntando se quer q manda sacola hahahaha.. isso me irrita.. só gosto quando eu peço...

    bjo bjo
    bom fds!!
    Tips4You

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi eu também não gosto de marketing aleatório, só gosto de receber novidades pras lojas que eu passei meu numero pra isso, mas com o principal objetivo de me avisarem quando chegar o que eu quero comprar.
      Mas receber whats de loja que comprei poucas vezes na vida é bem chato rs.
      Vendedora só tem que fazer uma coisa pelo cliente que entra na loja: atender bem. Não vejo dificuldade nisso! Não entra na minha cabeça como alguém não vai atender outra pessoa bem pra qualquer coisa que seja, respeito é bom e todo mundo gosta né.

      Excluir
  14. Ótimo post! Quanto ao poliéster, acho um absurdo pagar tão caro em roupa de plástico. Dá até para usar uma blusa de poliéster numa noite mais fria, mas não consigo nem pensar em vestir durante o dia, acaba ficando uma peça que tenho que analisar muito para tirar do guarda-roupa. Tem uma marca que amo, mas reduzi muuuuuito o que comprava porque o sintético tomou conta.
    Obrigada, agora sei que não estou sozinha contra o poliéster!

    ResponderExcluir
  15. Concordo com cada uma, se tem uma coisa que me irrita é vendedor mal educado, parece que não precisa trabalhar.

    Beijos

    Blog da Joanna

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...