Fotografia – 3 dicas para fotografar com celular

postado por Maila
por Maila

Oie


Estamos acostumados a associar boas fotografias a equipamentos profissionais, ou seja, se quero uma foto com boa qualidade preciso de uma câmera profissional. Na verdade não é bem assim, claro que quanto melhor o equipamento melhor a qualidade da imagem, porém a câmera não faz o trabalho sozinha, o fotógrafo é o responsável por conseguir uma imagem de boa qualidade, criativa, com boas composições.

Por isso costumo dizer que é possível sim fazer boas fotos até com o celular.  Acontece que todo equipamento tem sua limitação, e sabendo desta limitação você passa a compensá-las. Entendendo um pouco de luz e composição é possível fazer imagens bonitas com qualquer equipamento. Essas três dicas abaixo vão te ajudar a melhorar suas imagens com passos simples.


Luz Natural – Aproveite a luz do dia e use a seu favor! A luz natural é a melhor iluminação para uma fotografia, isso vale pra fotografia profissional também. Apesar das câmeras de celular estarem evoluindo, elas não foram feitas para fotografar em situações de pouca luz, o sensor responsável por capturar a imagem no equipamento é pequeno, e precisa de todos os recursos possíveis para que obtenha uma fotografia com melhor qualidade.

Os melhores horários para fotografar durante o dia são aqueles em que a luz é mais suave, até às 10h da manhã e depois das 16h. Não fique contra a luz, nem fotografe algo que está contra luz, a menos que você queira uma fotografia de silhueta, se não for essa a intenção posicione a pessoa ou objeto a favor da luz.


Grade -  Aquela opção de grade – grid - nas câmeras do celular não está ali atoa, ela tem uma função. A grade é um recurso para equilibrar sua imagem e poder posicioná-la de acordo com uma regra de composição, a regra dos terços.

A regra dos terços é uma teoria utilizada na hora de compor uma imagem. Caracteriza-se em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, os quatro pontos de interseção dessas linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Colocar o assunto principal da foto em algum desses pontos chamará mais a atenção, ou seja, um assunto centralizado não significa uma foto mais equilibrada, pelo contrário.

Grid

Foto: Maila Alves


Ângulos – Se movimente teste ângulos diferentes! Muitas vezes quem está fotografando esquece de se movimentar e acaba fotografando sempre da mesma posição, geralmente da altura dos olhos. Mas existem tantas opções para explorar, então testem não tenham medo de arriscar.

Imagem: A-GC.com

E aí gostaram das dicas? São dicas simples, mas que fazem toda a diferença na fotografia, agora é só colocar em prática.

bjsss

Mai


13 COMENTÁRIOS:

Comentários
13 Comentários
  1. Arrasou nas dicas! Parecem detalhes simples mas fazem toda a diferença.

    bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas Gih! Eu AMO fotografia, já fiz curso e tive matéria disso na facul também, concordo com tudo que disse, principalmente com a luz natural, salva a foto, deixa ela perfeita! Não importa qual seja o celular.. Beijokas <3

    ResponderExcluir
  3. curti mt as dicas! pra mim iluminação é sempre algo que faz mt diferença

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. As dicas são ótimas.
    Vamos ver se consigo melhorar as minhas fotinhos com o celular.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Dicas excelentes! Gostei.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas, Mai!!!
    Bjão
    www.armariodemoca.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse "tutorial" a regra dos terços é maravilhosa, pena que no meu celular não tem isso.
    Eu preciso de ângulo bom para foto pessoal tenho muitas olheiras, nada me valoriza.


    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  8. Luz natural faz uma diferença INCRÍVEL. Eu só tiro fotos nos dias que estão entrando bastante claridade, já que não tenho nenhum equipamento, AINDA.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas!
    Nao sabia da função da frade, adorei!
    Vou começar a usar!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas Gih!
    A da luz natural eu levo pra vida toda! Fica sempre mais bonito! hehe...
    Beijos!
    http://maymorelliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mai, realmente a luz natural é sempre maravilhosa, pra qualquer tipo de câmera (especialmente a do celular). Belas dicas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...